quarta-feira, 13 de maio de 2020

LOCAIS CULTURAIS E ACESSÍVEIS NO RJ PARA VISITAR APÓS A QUARENTENA


Seria quase impossível enumerar todas as belezas naturais e artísticas para visitar no Rio de Janeiro, por existirem inúmeras atrações, principalmente se considerarmos o ponto de vista pessoal de cada um. Listamos alguns dos lugares que além de chamarem atenção por conta de suas belezas naturais, proporcionam a todo público experiencias únicas, através da cultura e da arte.

PARQUE LAGE

Aos pés do Morro do Corcovado, o Parque Lage encanta com seus 52 hectares de puro verde, programas culturais e arte. O Parque Henrique Lage é um parque público da cidade do Rio de Janeiro, à rua Jardim Botânico.
É um ótimo local para passeios em família, para uma manhã romântica ou para um encontro com os amigos, pois possui espaço apropriado para piqueniques e brincadeiras ao ar livre. Além disso o palacete abriga a Escola de Artes Visuais do Parque Lage, criada em 1975 pelo Departamento de Cultura da Secretaria de Estado de Educação do Rio de Janeiro onde acontecem vários cursos e também exposições.

A entrada no local é gratuita!




CENTRO CULTURAL DA JUSTIÇA FEDERAL
O Centro Cultural Justiça Federal, que fica localizado na Av. Rio Branco, centro do Rio de Janeiro, dispõe de 14 amplas salas de exposições, um equipado teatro, uma biblioteca e uma simpática cafeteria.
Além disso, a própria arquitetura do prédio é uma atração para os visitantes, com destaque para as portas monumentais da entrada, talhadas pelo português Manoel Ferreira Tunes, a escadaria de ferro e mármore de Carrara, as janelas retangulares que fazem lembrar o estilo gótico e as balaustradas do Renascimento francês e o vitral principal pintado por Rodolfo Amoedo.




PARQUE DAS RUÍNAS
Localizado nas ladeiras de Santa Teresa, o Parque das Ruínas tem uma das vistas mais bonitas para a cidade Rio de Janeiro e a Baía da Guanabara. O espaço é um Centro Cultural com programação para toda família, possui sala de exposições, auditório para 100 pessoas, um palco de 88 metros quadrados, e cafeteria, que funcionam sob programação especial. Nas áreas ao ar livre, há shows e uma programação especial para as crianças nos finais de semana
  


MUSEU DE ASTRONOMIA E CIÊNCIAS E AFINS – MAST

O MAST guarda o importante acervo do Observatório Nacional, coleção que reúne instrumentos científicos, máquinas, equipamentos, mobiliário e esculturas, totalizando mais de dois mil objetos representativos do Patrimônio Cientifico do Brasil.  Além da reserva técnica, o MAST apresenta regularmente ao público exposições e atividades planejadas,  entre oficinas, palestras, visitas orientadas e as tradicionais observações do sol e do céu.
Uma visita ao Museu é um verdadeiro mergulho na história do desenvolvimento científico e tecnológico no Brasil, algumas das atividades disponíveis no local são; Programa de Observação do Céu, Observação do Céu, Ciclo de Palestras, entre outros. 



segunda-feira, 11 de maio de 2020

5 VIDEOS PARA QUEM PENSA EM INICIAR NA FOTOGRAFIA

Lembro como se fosse hoje da minha primeira aula no curso de fotografia. Apesar de ser uma coisa que eu queria muito, nunca tinha parado antes pra pesquisar nada sobre qualquer coisa relacionada ao curso; conclusão, não sabia absolutamente nada. Por isso resolvi fazer esse post com 5 videos de variados canais sobre fotografia para ajudar a galera que quer começar na área mas não faz ideia por onde. Espero que vocês gostem e curtam os videos.  


Como começar na fotografia? | Programa Compartilhe Conhecimento #ep01


Investimentos iniciais - Fotografia como Carreira #02



[Dicas de Fotografia] Investir em Câmera ou Lente?



Dicas para sair do modo automático



Como criar um Portfólio PERFEITO? - Fotografia como Carreira #03



VOCÊS PRECISAM ASSISTIR A PEÇA DO FELIPE NETO

    Me lembro que quando vi o anuncio do Felipe Neto pelo twitter sobre a sua peça na Netflix logo tive interesse em assistir, mesmo não sendo fã de todo o conteúdo feito pelo digital influencer. Por pura falta de condição ou até mesmo de interesse, eu nunca tinha pensando em assistir a peça do Felipe Neto antes. Pelo menos não enquanto ela estava em cartaz. 

    Antes de continuar dando minha opinião sobre o que vi e ouvi, vou contar resumidamente uma historia que eu preciso desejo dividir com vocês. Não lembro bem quando aconteceu, sei que há alguns anos atrás, mas enfim, lembro como se fosse hoje que um amigo veio dividir comigo sua experiencia ao assistir a peça da Bianca Andrade, a famosa Boca Rosa, não dei muita importância, alias nunca assisti a peça dela. Mas, meu amigo que assistiu me contou que se surpreendeu com cada detalhe do que se passou na peça, me contou que foi super motivacional para sua vida, que o fez refletir sobre muitas coisas e até mesmo o fez chorar. O que acontece na peça da Boca Rosa? Eu não sei, mas sei o que eu fiz quando ele me contou aquilo, eu ri, apenas ri. Ri porque nunca pensei que uma peça de um youtuber poderia ser tão boa ai ponto de inspirar ou arrancar lagrimas de uma pessoa, até que eu assisti pela Netflix a peça do também youtuber Felipe Neto. 

Talvez eu tenha rido porque eu seja completamente babaca, ou talvez porque eu nunca tive coragem de fazer o que eles, youtubers de sucesso hoje, fizeram. Se arriscaram, seguiram seus sonhos e venceram.  

Enfim, caso se sinta curioso em assistir, você deve estar ciente de que a peça não se trata de um stand up, por mais que tenha sido gravada de uma maneira que dê a entender que sim. A todo momento o youtuber fala muitos palavrões, então caso isso seja algo que te incomode, não assisti ou somente tente ignorar e absorver todas as outras coisas boas que o Felipe tenta passar para o público dele durante as 1h30 de peça. Deixe o preconceito de lado caso você o tenha com o Youtuber e se dê o prazer de conhecer o Felipe pessoa e entender o por que do personagem que conhecemos a anos atrás no youtube; e com isso ganhe força e motivação para continuar seguindo seus sonhos. 

COISAS QUE NINGUÉM TE CONTA SOBRE SER FOTÓGRAFO


Hoje resolvi dividir com vocês algumas coisinhas que as pessoas raramente comentam sobre trabalhar com fotografia. Coisinhas essas que até eu mesmo gostaria de ter ficado ciente antes de embarcar nesse sonho muito louco. 

Deixando bem claro que eu não tenho a pretensão de desanimar ninguém a engrenar no mundo fotográfico com essa publicação. Levem "algumas" coisas até mais para o lado da brincadeira. 
E se você tiver vontade de embarcar nesse universo, meu conselho é que você mergulhe de cabeça. Você vai esbarrar em algumas pedras, é claro. Mas tudo é recompensador. 

Sem mais delongas, deixar eu te contar umas verdades;

Ser fotógrafo é uma profissão cara
De fato. Só para iniciar você vai precisar de uma boa câmera e investir em algum curso ou workshop. Mesmo que você opte por fazer cursos online, na sua maioria das vezes bons cursos online acabam sendo também pagos. Daí você vai descobrir novos acessórios, novos cursos, novos equipamentos e até novos livros e nunca mais vai parar de querer de investir na sua profissão. 

Se você não tiver autoconfiança, você não vai há lugar algum 
Lembro claramente como eu era insegura nos meus primeiros ensaios e eventos e como isso me atrapalhava em tudo. Tudo já começa na hora de passar um orçamento; você precisa ter sua tabela de preço fixa, nada de tentar reajustar seus valores só porque o coleguinha da esquina cobra mais barato.  Ao fotografar você precisa ser sempre convicto e seguro do que esta falando, seu cliente geralmente esta mais perdido e tímido do que aparenta estar, e demonstrar insegurança só vai deixar ele pior, e você vai notar claramente isso ao ver as fotos na telinha do seu monitor.

Não é fácil
Na verdade, nada é fácil. Escolher seu primeiro equipamento vai necessitar uma boa pesquisar e um bom estudo. Entrar para o mercado de trabalho vai ser difícil. Lidar com pessoas de diferentes estilos, temperamentos e classes sociais não vai ser nada fácil. E eu vou parando por aqui, por que né. 

Você nunca vai parar de estudar e/ou fazer cursos 
Nem ouse pensar que você vai virar um fotografo profissional por conta do que cursinho de 1 ano porque nem a galera que faz faculdade de fotografia tem o privilegio de ser considerado fotografo profissional para o resto da vida caso pare de estudar apos o termino da faculdade. No mundo fotográfico existe uma mudança visível e constante; todo dia uma novidade... e caso você pare no tempo, com certeza os clientes não vão parar em você também. 

Você não vai participar de muitas das confraternizações de amigos e familiares 
Conforme-se. A não ser que você venha ser um fotografo apenas de ensaios, dificilmente você vai conseguir um final de semana livre, ainda mais no auge da sua carreira de fotografia. No início pode acontecer de você ter que pegar trabalhos até no dia do seu próprio aniversário. No fim das contas tenho certeza que valerá a pena! Ah, e em algumas ocasiões você irá fazer parte da festa sim, mas com certeza também estará trabalhando, rs. 

Fotografar igual ao fulaninho que já é famoso não vai te trazer mais clientes
É simples, você precisa criar sua identidade própria. Se inspirar OK, fazer uma fotografia com a mesma luz, mesmo enquadramento, mesma pose, mesma edição... FIM DO INICIO DA SUA CARREIRA. 

Ainda tenho muitas outras coisas para contar para vocês como, o problema de coluna, de visão e até mesmo a tendinite que você provavelmente irá adquirir a longo prazo ou sobre como você nunca vai estar satisfeito com o seu equipamento. 

NÃO ENTREI PRA FACULDADE. E AGORA?


     O assunto de hoje é bem papo de amiga, vou contar um pouco sobre mim e  também falar pra vocês tudo que eu queria ter escutado logo que terminei o colegial. 
Em primeiro lugar CALMA AMIGA(O)! Pode até parecer nos 3 primeiros meses, mas não é o fim do mundo. Milhões de jovens em todo o planeta não ingressam na faculdade logo que terminam o ensino médio por N motivos; falta de grana, dúvida em relação a curso, esperança de passar para uma pública ou federal no próximo ano e por ai vai. Pense sempre que talvez essa seja a oportunidade que a vida está lhe dando para refletir um pouco mais ou ter e ganhar novas experiencias. Talvez essa seja a hora de fazer aquele curso que você sempre sonhou em fazer e nunca teve tempo, tirar a habilitação e se tornar ainda mais independente, pensar no que você realmente deseja para sua vida e estudar a ideia, arranjar o primeiro emprego ou até mesmo se conhecer melhor. 

     Logo que terminei o ensino médio fiquei toda empolgada para entrar na faculdade, fiz planos e infelizmente por problemas financeiros não consegui fazer minha matricula. Confesso que de inicio fiquei super triste e frustada, ver meus amigos e primos realizando o que é o sonho da maioria dos jovens que terminam a escola me deixou com uma sensação terrível de abandono; e não é exagero, eu realmente me senti totalmente deixada pra trás. 

Alguns meses se passaram e eu tinha consciência de que não poderia ficar com a bunda sentada no sofá por muito tempo, comecei a pesquisar sobre cursos que eu gostaria de fazer mas nunca tive a oportunidade e pensei sobre o quanto eu amava fotografar e como seria maravilhoso aperfeiçoar isso. Encontrei um curso de fotografia bem pertinho de casa (Já falei sobre ele AQUI), me matriculei e comecei as aulas. Me redescobri nos 6 meses de curso, fiz novas amizades e de quebra arrumei uma graninha com os eventos e ensaios que consegui fazer. 
A ideia inicial não era trabalhar com fotografia, como pretendia cursar Jornalismo e tinha ciência de que fotografia era uma das matérias que faria futuramente, resolvi fazer o curso para já estar um pouco mais por dentro do assunto e me sentir um pouco mais próximo de realizar meu sonho de me tornar uma universitária. No fim das contas acabei descobrindo que talvez jornalismo não seja o que eu realmente gostaria de fazer e comecei a pesquisar um pouco mais sobre outros cursos. 

     Já terminei o ensino médio há 1 ano e 6 meses, ainda não estou na faculdade e não considero isso algo ruim. Nesse tempo tive a oportunidade de ler novos livros, aperfeiçoar minha escrita, me dedicar mais ao mundo da blogosfera (Que sempre foi um sonho pra mim), conhecer novos lugares, fazer dois cursos maravilhosos, tive a experiencia do primeiro emprego e mês que vem começo minha auto escola. (E ainda dizem por ai que eu não faço nadaaa... CALUNIA) O fato é que não entrar pra faculdade logo que se termina o ensino médio não quer dizer que você nunca vá se formar. Alias, entrar pra faculdade também não quer dizer que você vá se formar. Existem milhões de pessoas que jogam tudo pro alto no meio do caminho, mudam totalmente o percurso de suas vidas e desistem de seus cursos até mesmo quando já estão perto do fim, por isso sempre digo que tudo é uma questão de querer. 

(TEXTO ESCRITO EM 2016)

COMO VOCÊ CONTA UMA HISTORIA?



Pode não parecer, porém, dizer algo que o outro não quer ouvir, pode ser uma das situações mais difíceis que você pode precisar enfrentar na vida. No entanto, cumprir este desafio pode ser extremamente gratificante e libertador.

Existem pessoas que preferem ir diretamente ao ponto quando precisam contar, por exemplo, sobre um falecimento para alguém muito próximo, já outras optam por fazer rodeios até que achem a melhor forma de concluir suas historias. A maquiadora Érika Soares de 23 anos, sempre coloca as partes que estão envolvidas na historia em uma balança imaginaria para decidir de qual forma irá transmitir a sua história. Quando se trata de familiares ou amigos mais íntimos, a opção escolhida é contar o ocorrido para uma outra pessoa que não tenha envolvimento sentimental na historia para que a mesma á ajude lidar com a situação. Mas quando se trata de uma morte de uma pessoa não tão próxima, ela se diz segura e tranquila para contar a historia, indo diretamente ao ponto e contando todo o acontecido sem enrolamento.

As pessoas têm a mania de ocultar coisas porque acreditam que assim evitam deixar os outros tristes e chateados. Mas não, na verdade não há nada tão dilacerante quanto a omissão. Quando percebemos que fomos os últimos a sermos informados sobre algo tão importante, nos sentimos esquecidos, e ao mesmo tempo, gera-se desconfiança em relação ao outro.

Aos 27 anos, a fotografa Sheila Motta Vieira de Araujo, passou por maus bocados ao ter que contar para a sua mãe e irmã, a historia do falecimento de um tio. Sem engambelação, ela relatou todos os fatos da situação e as deixou ciente do ocorrido. Ao contrario da estudante Karolaynne Pereira Diniz de 20 anos, que ao passar por um situação semelhante acabou se enrolando e causando um grande mal entendido.

No fim das contas o mal de mentir ou de ocultar a verdade é que a partir daí ficam em dúvida mil verdades que quebram a confiança, a segurança e os sentimentos mais potentes.

domingo, 10 de maio de 2020

Fotografia - Sobre os meus cursos

Hoje resolvi vir aqui contar para vocês um pouquinho da minha pequena experiencia no mundo da fotografia. Ao contrario do que muita gente pensa ser fotografo não é apenas ter uma câmera profissional e sair clicando por ai, sei que na maioria das vezes dizer isso parece muito clichê, porem é a mais pura verdade. Ser fotografo esta muito além de um simples click, é necessário muito estudo e dedicação, e acima de tudo amor pela profissão; e paciência, muita paciência.

    Sempre tive o sonho de aprender um pouco mais sobre fotografia, desde muito novinha vivia pesquisando sobre o assunto e/ou admirando fotógrafos em eventos, que por sinal me chamavam mais atenção do que qualquer outra coisa.
Infelizmente, na época não tinha condições de correr atrás de absolutamente nada sozinha, e meus pais sempre priorizarão "coisas que realmente importavam". Quando eu finalmente me formei no ensino médio, tive a oportunidade de ter uma conversa séria com eles e acabei os convencendo de me darem um apoio para que eu conseguisse realizar alguns cursos da área. Pesquisei muito sobre, e achei alguns cursos relacionados á fotografia bem pertinho da minha casa, em uma unidade do SENAC (deixarei mais informações no final do post), e em 3 meses de aulas teóricas e praticas acabei descobrindo que eu era bem mais apaixonada por fotografia do que imaginava. Em pouco tempo conheci um novo mundo e ganhei uma nova maneira de olhar as coisas que levarei para o resto da minha vida. 

Ainda não vivo dos meus trabalhos fotográficos, mas sempre que tenho a oportunidade de fotografar, faço com prazer e muito amor. Meu conselho aos  que pretendem ou sentem o desejo de embarcar nessa aventura e conhecer um pouquinho mais desse mundo tão louco, extenso e que vive mudando de forma e estilo é, Estude muito (e sempre), corra atrás, e se dedique ao máximo que puder. Nem sempre os bons sobrevivem, mas os fortes e persistentes sempre vencem no final. 

Eu e dois colegas de turma em aula. (Turma de Introdução à Fotografia)

    Abaixo deixarei informações sobre dois cursos que fiz, ambos na unidade do SENAC/RJ. Entrando no site você encontra muitas outras opções de cursos e informações especificas sobre cada um deles.

SOBRE OS CURSOS  

Introdução à Fotografia Digital (Carga horária: 48 Horas)

Programa do curso
Programa Socioprofissional, voltado para as pessoas que desejam desenvolver uma linguagem fotográfica utilizando equipamento digital e os recursos disponíveis. Este curso aborda tipos de câmeras, objetivas, flashes, e noções de tratamento de imagem, com práticas em ambiente interno e externo.

Aprenda na prática
Fotografar, manuseando adequadamente equipamentos, acessórios e materiais fotográficos necessários para produção de imagem digital. Produzir imagens digitais observando as diferentes condições de iluminação. Fazer registros fotográficos, utilizando princípios de composição de imagem e fotometria. Realizar registros fotográficos com linguagem fotográfica pessoal. Criar, produzir e finalizar projeto fotográfico. Produzir e montar exibição de trabalhos em fotografia digital.

Fotografia: Reportagem, Retrato e Eventos (Carga horária: 60 Horas)

Programa do curso
Programa de aperfeiçoamento para pessoas interessadas em fotografar para reportagem, retrato e eventos.

Aprenda na prática
Criar e captar imagens operando equipamento fotográfico digital˜ analógico de pequeno e médio formato. Fotografar cenas e pessoas utilizando luz natural, intermitente ou iluminando com luz contínua e flash eletrônico. Manipular, editar, finalizar e arquivar produto operando programas (softwares) para tratamento de imagem. Gerenciar aspectos comerciais da atividade fotográfica de reportagem, retrato e eventos para atuação no mercado de trabalho.

Disque Senac: 4002-2002

Segunda a sexta-feira, das 8h às 20h, e aos sábados, das 8h às 14h20, exceto feriados.

http://www.rj.senac.br/ 



Espero ter ajudado e tirado duvidas relacionadas ao assunto de algumas pessoas, e que vocês tenham gostado de mais esse post, em breve farei outros falando sobre fotografia, minha eterna paixão.

10 conselhos úteis (que ninguém dá)

    Olá galers! Como vocês estão? Espero que todos bem. 
O post de hoje é um pouquinho diferente, separei alguns conselhos muito úteis do original Stuff No One Told Me (Coisas que ninguém me contou) e resolvi dividir com vocês. Espero que gostem e sigam os bons conselhos. 


Reclamar não resolve nada.


(“Meu chefe é tipo Hitler, só que pior…”)


Você não precisa participar da sacanagem de ninguém.




Seu salário não determina o quanto você é bom como pessoa.



Não esconda nada e então não terá nada a esconder.


(“…e essa é minha coleção de pornô anal…”)


Os problemas da sua família não são os seus.



Confie nos seus instintos. 



Coisas que são difíceis de falar, são normalmente as mais importantes. 



Se você sempre tenta parecer inteligente, vai acabar parecendo estúpido. 




Apressar-se nunca é um a boa ideia. 



Sempre tem um modo melhor de expressar sua opinião. 




Então é isso galers, lá no site do Alex Noriega vocês podem encontrar muitos outros bons conselhos. 

Até a próxima e beijinhos!!!