O assunto de hoje é bem papo de amiga, vou contar um pouco sobre mim e também falar pra vocês tudo que eu queria ter escutado logo que terminei o colegial.
Em primeiro lugar CALMA AMIGA(O)! Pode até parecer nos 3 primeiros meses, mas não é o fim do mundo. Milhões de jovens em todo o planeta não ingressam na faculdade logo que terminam o ensino médio por N motivos; falta de grana, dúvida em relação a curso, esperança de passar para uma pública ou federal no próximo ano e por ai vai. Pense sempre que talvez essa seja a oportunidade que a vida está lhe dando para refletir um pouco mais ou ter e ganhar novas experiencias. Talvez essa seja a hora de fazer aquele curso que você sempre sonhou em fazer e nunca teve tempo, tirar a habilitação e se tornar ainda mais independente, pensar no que você realmente deseja para sua vida e estudar a ideia, arranjar o primeiro emprego ou até mesmo se conhecer melhor.
Logo que terminei o ensino médio fiquei toda empolgada para entrar na faculdade, fiz planos e infelizmente por problemas financeiros não consegui fazer minha matricula. Confesso que de inicio fiquei super triste e frustada, ver meus amigos e primos realizando o que é o sonho da maioria dos jovens que terminam a escola me deixou com uma sensação terrível de abandono; e não é exagero, eu realmente me senti totalmente deixada pra trás.
Alguns meses se passaram e eu tinha consciência de que não poderia ficar com a bunda sentada no sofá por muito tempo, comecei a pesquisar sobre cursos que eu gostaria de fazer mas nunca tive a oportunidade e pensei sobre o quanto eu amava fotografar e como seria maravilhoso aperfeiçoar isso. Encontrei um curso de fotografia bem pertinho de casa (Já falei sobre ele AQUI), me matriculei e comecei as aulas. Me redescobri nos 6 meses de curso, fiz novas amizades e de quebra arrumei uma graninha com os eventos e ensaios que consegui fazer.
A ideia inicial não era trabalhar com fotografia, como pretendia cursar Jornalismo e tinha ciência de que fotografia era uma das matérias que faria futuramente, resolvi fazer o curso para já estar um pouco mais por dentro do assunto e me sentir um pouco mais próximo de realizar meu sonho de me tornar uma universitária. No fim das contas acabei descobrindo que talvez jornalismo não seja o que eu realmente gostaria de fazer e comecei a pesquisar um pouco mais sobre outros cursos.
Já terminei o ensino médio há 1 ano e 6 meses, ainda não estou na faculdade e não considero isso algo ruim. Nesse tempo tive a oportunidade de ler novos livros, aperfeiçoar minha escrita, me dedicar mais ao mundo da blogosfera (Que sempre foi um sonho pra mim), conhecer novos lugares, fazer dois cursos maravilhosos, tive a experiencia do primeiro emprego e mês que vem começo minha auto escola. (E ainda dizem por ai que eu não faço nadaaa... CALUNIA) O fato é que não entrar pra faculdade logo que se termina o ensino médio não quer dizer que você nunca vá se formar. Alias, entrar pra faculdade também não quer dizer que você vá se formar. Existem milhões de pessoas que jogam tudo pro alto no meio do caminho, mudam totalmente o percurso de suas vidas e desistem de seus cursos até mesmo quando já estão perto do fim, por isso sempre digo que tudo é uma questão de querer.
(TEXTO ESCRITO EM 2016)
Comente com o Facebook!